Nota Pastoral – Quaresma: A Alegria Da Vida Nova

Caras e caros fiéis em Cristo desta nossa Diocese do Porto,

desde sempre, a quaresma interliga-se com o batismo: quer porque, na Igreja antiga, este só se administrava na vigília pascal, quer porque todos somos chamados a recuperar o sentido de novidade de vida, no confronto com o Senhor Jesus, em cuja morte e ressurreição fomos batizados. E o batismo constitui precisamente a referência central do nosso programa pastoral deste ano.

Para esta novidade de vida, expressa numa contínua conversão que passa pela confissão e comunhão sacramentais, a Igreja propõe-nos as tradicionais vias da escuta da palavra de Deus, oração, penitência e esmola. Nesta linha, convido: à leitura do evangelista do ano, São Mateus; mais oração pessoal, juntamente com a Missa de Domingo, a levar muito a sério; não obstante a necessidade de se repensarem as formas habituais de penitência, continuam válidas a abstinência de carnes em todas as sextas feiras e o jejum na quarta feira de cinzas e na sexta feira santa, dia da morte do Senhor; renúncia ao supérfluo, em função da partilha fraterna.

Esta última exprime a nossa força de vontade para resistir às insídias do mal, opor-se à ditadura das pequenas coisas que tentam submeter a nossa liberdade, reagir à tentação do comodismo e materialismo de vida e defender-se da contínua tentação de nos tornamos cúmplices das injustiças do mundo. Por isso mesmo, nenhuma Paróquia deixará de lembrar isto aos fiéis e nenhum deles esquecerá este dado.

Consultados os diversos órgãos de participação diocesanos, decidi que o produto desta partilha quaresmal, para além de alguma reserva para ocorrer a situações particularmente graves que venham a surgir, se destine a colaborar na adaptação de espaços e instalação de «camas de emergência» para os sem-abrigo, realidade chocante com a qual somos confrontados todos os dias.

Vivamos esta quaresma cristãmente para saborearmos e participarmos na alegria e na santidade do Ressuscitado. Santa quaresma!

+ Manuel Linda

Vosso bispo e irmão