Comentários estão desligados para este post

Mosteiro de Ferreira: Concerto de Natal

O Mosteiro de São Pedro de Ferreira, um dos 58 monumentos integrados na Rota do Românico, vai acolher um concerto de Natal, no dia 6 de janeiro, sábado, às 21 horas, protagonizado pelo ensemble Origo.

A entrada é livre. Não perca!

Sob o título “Gaudete Christus est Natus”, o lusitano ensemble vocal feminino Origo propõe-se a dar um sopro de vida, num estilo muito próprio de subtil modernidade a quatro vozes, aos manuscritos de música antiga que o tempo não quer nem consegue apagar.

No mesmo espaço louva-se o nascimento do menino Jesus, celebra-se a beleza da vida e a contemporaneidade das lendas natalícias.

“Gaudete Christus est Natus”, um verdadeiro hino de exaltação da época medieval ao nascimento de Jesus.“Fit Porta Christi Pervia”, o testemunho medieval mais antigo, é um canto Ambrosiano do século IV (de autor desconhecido), que se encontra incluído no poema de Sedulius que tem início com “A solis ortus cardine”.

“Natus est nobis”, composição de Jacob Handl (1550-1591), um dos mais respeitados compositores do renascimento austríaco, apesar do seu país de origem ser a Eslovénia. Era também conhecido por possuir uma música altamente complexa, cromática e dissonante.

Programa do concerto:

Coventry Carol – Medieval (s.d.)

Gaudete Christus est Natus – Anónima séc. XVI

Fit porta Christi previa – Anónima Medieval palavras de St. Ambrose (339-97)

Down in yon forest – Anónima (s.d.)

O Magnum Mysterium – Tomás Luis de Victória (1549-1611)

Lullay, Lullay als I lay on Yoolis Night – Anónima séc. XIV

Vox in Ramah – Jacobus Clemens (1510-1557)

There is no rose of swych vertu – Anónima (1420)

O nata lux de lumine – Thomas Tallis (Manuscrito original – anónima séc. X)

Natus est Nobis – Jacob Handl (1550-1591)

Angelus ad Virginem – Anónima séc. XIII – XIV

A solis ortus – Gilles Binchois (1400-1460)

A organização deste concerto no Mosteiro de Ferreira está a cargo da Patrium – Associação de Defesa e Divulgação do Património, com a parceria da Rota do Românico, Câmara Municipal de Paços de Ferreira, entre outras entidades.

Local:

Mosteiro de São Pedro de Ferreira, Paços de Ferreira.
GPS: 41° 15′ 53.388″ N / 8° 20′ 37.661″ O