Fátima: Encontro nacional da Pastoral Social dedicado à «família»

Lisboa, 08 ago 2017 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Pastoral Social promove o seu encontro pastoral anual com o tema ‘Família e transformação social — uma perspectiva a partir da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia»’, entre 19 e 21 de setembro, no Steyler Fátima Hotel.

A sessão de abertura conta com a presença do presidente e do vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, respetivamente D. Manuel Clemente e D. António Marto, e o presidente da Comissão da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, a partir das 15h00 do dia 19 de setembro.

30 minutos mais tarde, a conferência de abertura do 31.º Encontro Pastoral Social é da responsabilidade de Guilherme d’Oliveira Martins, e a partir das 17h00, o professor universitário Juan Ambrósio apresenta o tema ‘a proposta global do Papa Francisco’.

Do programa do evento constam diversos painéis dedicados ao tema ‘Família e transformação social — uma perspectiva a partir da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia»’, como ‘as famílias mais frágeis, sobre as prioridades; família e trabalho, sobre as opções’ ou ‘’educação, liberdade e sonho, sobre a felicidade’.

Nos dois primeiros dias, o Secretariado Nacional da Pastoral Social também reservou um tempo no programa para apresentar a realidade nas dioceses portuguesa, particularmente, a Diocese de Angra e a Arquidiocese de Évora.

No último dia, 21 de setembro, D. António Francisco dos Santos preside à Eucaristia às 08h00, e os participantes vão ainda assistir a duas conferências, sendo a primeira ‘o futuro da família e o cuidado da casa comum’, às 09h30.

A conferência de encerramento do 31.º Encontro Pastoral Social vai ser apresentada pelo bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, a partir das 11h30.

O Secretariado Nacional da Pastoral Social disponibiliza o programa completo do encontro e o formulário para as inscrições no seu sítio na internet.

CB