Festas de Arreigada

Detalhes do evento

  • 17 de Setembro de 2017
  • Dia todo
  • 255 880 890

As festas em honra da Virgem Nossa Senhora dos Remédios, realizam-se anualmente no terceiro Domingo de Setembro. É um dia grande para toda a freguesia e para os povoados em volta, que acorrem em massa aos festejos.

O Culto a Nossa Senhora dos Remédios é um culto secular, anterior a 1723, ano em que a confraria do mesmo nome, por ordem do Bispo, redigiu os seus primeiros estatutos.
A festa do Anjo da Guarda, em honra de São Miguel, decorre anualmente no segundo Domingo de Maio, na Capela do mesmo nome.

Estas festas eram marcadas por uma tradição de Arreigada muito especial. Todo o gado das freguesias vizinhas era levado para junto da capela, e aí era obrigado a dar várias voltas em seu redor. O objectivo era pedir a São Miguel a graça da sua protecção. O gado ia esplendido, enfeitado com grandes colares de flores campestres à volta do pescoço, e também de ouro. Depois de dar várias voltas à capela, o gado era encaminhado para outro local, a fim de ser revisto, como numa parada! No final, o Pároco de Arreigada procedia à sua bênção.